Aposentadoria tranquila é possível ter? Veja dicas da Anasps e conquiste-a

30-07-2021

Você já parou para pensar no futuro, especificamente, em como será sua aposentadoria? A maioria dos trabalhadores sonham com a tão almejada aposentadoria, para relaxar, viajar e curtir a vida. A Aposentadoria é uma prestação previdenciáriauma remuneração recebida mensalmente pelo trabalhador aposentado. Esse benefício é garantido a todo trabalhador brasileiro que completar os requisitos mínimos determinados pela Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

Apenas 4 em cada 10 brasileiros se preparam para a aposentadoria, de acordo com a pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central (BC). O estudo aponta que, enquanto 41% das pessoas se preocupam com essa fase da vida, 59% não planejam o momento de se aposentar.

Segundo a sócia-fundadora da Alocc Gestão Patrimonial, Sigrid Guimarães, a grande vantagem de começar o planejamento desde cedo é a possibilidade de poupar menos, pois o tempo e os juros sobre juros dão um “empurrãozinho” para transformar os recursos em um patrimônio maior lá na frente.

Sigrid afirma que a melhor idade para começar é a partir do momento em que a pessoa passa a ter uma renda. Primeiro, a pessoa precisa estabelecer um objetivo de quanto deseja ganhar no futuro, a partir daí, começa o planejamento.

Pensando em te ajudar a conseguir uma aposentadoria sossegada, a Anasps listou algumas dicas que vão te ajudar a fazer um planejamento correto e ter outras fontes de renda, além da Previdência Social.

Pesquisar os melhores investimentos

Apesar dos benefícios concedidos pelo governo, uma renda extra será fundamental para manter uma boa qualidade de vida. Há vários investimentos que valem a pena para o momento que você parar de trabalhar, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB), Tesouro Direto e Fundos de Investimento.

Adquirir imóveis

Comprar uma casa, apartamento ou uma sala comercial é uma boa opção para ter segurança durante a aposentadoria. Pois, existe a possibilidade de rentabilizar por meio do aluguel. Para quem não tem dinheiro suficiente para comprar imóveis ao longo da vida profissional, uma opção viável é fazer consórcios imobiliários. Tal modalidade de crédito permite que a aquisição seja feita com o devido planejamento, por etapas, o que viabiliza ainda mais o investimento.

Definir o padrão de vida que você pretende ter

Definir seu padrão de vida é importante, pois isso vai ditar os hábitos e ações do presente. Quanto maior for o seu alvo, mais controle financeiro é necessário para conquistar esse padrão. Essas percepções vão de acordo com as preferências de cada um.

Fundos de pensão coletivos

Os fundos de pensão coletivos ou previdência complementar, são boas alternativas para assegurar uma aposentadoria tranquila. Seu funcionamento depende de cada instituição, mas, em geral, parte dos valores é mensalmente investida pelos colaboradores e a outra pela própria empresa, como forma de oferecer benefícios e reter talentos.

Previdência Privada

A previdência privada é uma aposentadoria feita de forma individual, visando complementar aquela oferecida pela Previdência Social. Uma das principais vantagens dessa modalidade é a possibilidade de fazer o resgate em qualquer momento.

Por Eduarda Ayres estagiária sob supervisão de Byanca Guariz

*Com informações, Valor Investe – Globo

Previdência Social