Saiba calcular aposentadoria pelo simulador

21-10-2020

A Reforma da Previdência trouxe consigo diversas mudanças, mas também tem deixado muita gente em dúvida, principalmente quem está próximo de se aposentar.

Em vários casos, os trabalhadores não sabem o valor do benefício que irão receber ou quando poderão se aposentar.

Mas para te ajudar nisso, trazemos neste artigo uma dica que promete facilitar o acesso à estas informações: a calculadora virtual disponibilizada pelo Instituto Nacional da Previdência Social (INSS).

Para garantir que os trabalhadores verifiquem seus dados de forma rápida e sem sair de casa, a ferramenta faz a simulação de acordo com as novas regras estabelecidas pela reforma da Previdência que agora exige uma idade mínima para se aposentar (62 anos, para mulheres, e 65 anos, para homens) além de pelo menos 15 anos de contribuição para o INSS. 

Para quem estava próximo de se aposentar, existem regras de transição para conseguir o benefício, cada uma com exigências diferentes.

Assim, o cálculo considera os atuais valores que estão registrados na base de dados do INSS.

Segundo o órgão, a ferramenta tem auxiliado os trabalhadores que, conseguem acompanhar todos os critérios para a aposentadoria de forma individual. 

  • Como funciona a calculadora? 

No simulador, o trabalhador tem acesso à cálculos referentes à Aposentadoria por Idade (nas regras de transição) e Aposentadoria por Tempo de Contribuição (referentes ao sistema de pontuação, idade do segurado além dos pedágios de 50% e 100%).

Para isso, o trabalhador deve acessar ao site ou aplicativo e escolher a opção “simular aposentadoria”.

Ao incluir seus dados, será mostrado todos os critérios e o valor do benefício.

Se o solicitante ainda não possuir todos os requisitos, poderá gerar um arquivo que possui todos os detalhes e regras da simulação para acompanhar. 

  • Plataforma Meu INSS

Além dos cálculos de aposentadoria, outros serviços também estão disponíveis na plataforma, como o agendamento de perícias, solicitação de pensões, benefícios assistenciais, atualização de dados cadastrais, dentre outros.

O Meu INSS é acessado pela internet (gov.br) ou pelo aplicativo para celulares, nas versões para IOS e Android.

O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou pelo site dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

Os serviços também estão disponíveis na Central de Atendimento por meio do número 135.

A concessão automática de benefícios também se tornou uma realidade no INSS: cerca de 80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição feitos pelo Meu INSS, estão sendo processados de forma automática, possibilitando resposta ao segurado em até 24h.

* Fonte: Jornal contábil

Previdência Social