Aposentado: saiba como e o que declarar no IR

21-03-2023

A declaração do imposto de renda 2023, já começou e o aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vai prestar contas com o leão precisa estar atento na hora de enviar os comprovantes.

Na hora de enviar os documentos, o aposentado deve informar todas as suas fontes de renda ao Fisco, assim como bens e investimentos. Se tiver mais de uma aposentadoria, precisa declarar as duas rendas. É importante reunir todas as informações para não esquecer de nenhuma, como recebimento de aluguel, assim como quem acumula aposentadoria com pensão, ou quem ganhou uma ação e teve direito a precatório ou RPV em 2022.

O programa gerador do IR já está disponível. A versão para celular e tablet também. Quem vai fazer a declaração no mesmo computador usado no ano anterior consegue importar os dados, o que facilita o preenchimento.

Os aposentados que tiverem conta Gov.br nível prata ou ouro também poderão fazer a declaração pré-preenchida, que virá com os dados de órgãos como o INSS, convênio médico e imobiliária, mas só a partir de 15 de março.

*Fonte: Folha de São Paulo

Previdência Social