Alerta sobre as redes sociais: principais golpes

01-02-2023

Com as novas rotinas virtuais, também é necessário implementar novos cuidados para evitar riscos, golpes e outros perigos que rondam o meio on-line.

Seja por telefone, WhatsApp ou e-mail, os golpes aplicados por criminosos no mundo virtual estão cada vez mais sofisticados. Conhecer as manobras mais comuns pode ser útil para escapar de ataques.

Algumas fraudes corriqueiras são:

Golpe do falso investimento: o golpista finge ser parceiro do banco e faz uma proposta de investimento, pedindo depósito em conta.

Golpe da falsa aprovação de crédito: o criminoso se passa por representante do banco e diz que entrou em contato porque o cliente teve um crédito aprovado, mas pede que seja paga uma taxa para liberação.

Golpe da falsa central ou falso funcionário: a vítima recebe ligação de uma central falsa do banco, solicitando dados financeiros, senhas e pagamento de boletos.

Cartão clonado: o criminoso diz trabalhar na área de prevenção a fraudes do banco e diz que o cartão da vítima está cancelado. São pedidas informações do cartão, como o código de segurança, com as quais o cartão é clonado. Os golpistas podem até chegar a enviar um motoboy para buscar o cartão.

Golpe do WhatsApp: muitos golpistas se fazem passar por representantes de lojas e oferecem cupons em troca de dados sensíveis e transferências de valores.

Phishing: muito cuidado ao clicar em links de e-mails ou páginas suspeitas. É uma tática comum para que criminosos instalem programas espiões nos computadores e celulares das vítimas, com o objetivo de roubar informações pessoais.

*Com informações, Bx Blue

Previdência Social