7 milhões de aposentados precisam fazer a prova de vida

09-09-2021

Um total de 7.308.698 segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ainda precisa fazer a prova de vida até dezembro de 2021, para não ter o pagamento suspenso por falta de atualização cadastral. Devem fazer a prova de vida os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano.

Segundo Jair Bolsonaro até dezembro de 2021, para não ter o pagamento suspenso por falta de atualização cadastral. Devem fazer a prova de vida os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano.

O que acontece se eu não fizer a prova de vida?

O INSS informou que ainda não foram cancelados benefícios por falta de realização do recadastramento, mas já são feitos bloqueios e suspensões do pagamento. O órgão tem três etapas até o corte do benefício: bloqueio, suspensão e cancelamento.

Durante o mês de setembro, os segurados que tiveram o benefício bloqueado em junho entram agora na etapa de suspensão. Se ainda assim não atualizarem os dados nessa segunda etapa, só então o benefício será cessado (cancelado).

Benefícios bloqueados e suspensos podem ser reativados diretamente no banco. Segundo o INSS, mesmo após a cessação do benefício, ele poderá ser reativado. Nesse caso, o segurado terá que ligar para o 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por “Reativar Benefício”, na lupa.

*Fonte: Agora São Paulo

Previdência Social