5 dicas de saúde para idosos

Hábitos saudáveis aumentam a disposição e isso independe da idade

É muito importante em todas as idades estar sempre atento a saúde, mas especialmente para aqueles com uma longa experiência de vida, é preciso ter um cuidado redobrado. Algumas dicas de saúde para idosos, são essenciais.

Hábitos saudáveis aumentam a disposição e isso independe da idade. Acompanhe a seguir dicas importantes que, se colocadas em prática, farão uma diferença imensa na sua qualidade de vida.

  • Atividade física para o idoso 

Essa é uma das dicas de saúde para idosos, na verdade, é preciso lembrar que para qualquer idade, a atividade física é capaz de sempre trazer benefícios, justamente por conceder mais disposição, raciocínio, destreza, equilíbrio, motivação e até mesmo coordenação ao idoso.

As atividades físicas ajudam na diminuição das disfunções cardiovasculares e da osteoporose. 

Além disso, a prática de atividade física ainda ajuda no fortalecimento muscular, auxilia na prevenção de diabetes, redução da pressão arterial e da frequência cardíaca em repouso. 

Lembrando da capacidade que as atividades possuem de prevenir a depressão, sedentarismo e ansiedade. 

  • Exames de rotina

Entre as dicas de saúde para idosos, está o fato de que os mesmos precisam sempre fazer exames de rotinas, afinal, é essencial que a família e o idoso invistam em sua saúde. 

Além disso, é muito importante estar atento às doenças que possuem como um dos principais fatores de risco a idade, lembrando que o ideal é iniciar os exames de rastreamento justamente na faixa etária recomendada, e continuar fazendo exames comuns. 

  • Sono

É bem comum que a família e os idosos fiquem bem preocupados quando percebem que a rotina do sono está se transformando, no entanto, neste momento é importante que os mesmos tenham qualidade de sono e não horas dormidas.

Dormir mais que 8 horas por dia não quer dizer necessariamente que o idoso está tendo qualidade de sono, porém, o importante é que o mesmo se sinta bem após as noites dormidas. 

  • Boa alimentação

Depois de determinada idade, ocorrem modificações no funcionamento do metabolismo e até mesmo dos hormônios, acabam afetando as necessidades de nutrientes do organismo, sendo assim, devemos nos atentar para que o mesmo tenha uma alimentação saudável.

Desta forma, por que manter uma alimentação saudável é tão importante para os idosos? Na realidade, essa é uma das dicas de saúde para idosos, afinal, o metabolismo, ossos, hormônios e músculos claramente não são mais os mesmos. É por esse motivo que a alimentação é essencial na terceira idade!

  • Importância da hidratação

Os cuidados mais importantes com os idosos diz respeito à sua manutenção hídrica, isso porque os mesmos podem ter hipodipsia, que é a diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais responsáveis por controlar a sede.

Sendo assim, podemos dizer que o idoso sente menos sede, e mesmo que seu corpo precise de água, logo as chances de se desidratarem são enormes. 

*Com informações, AcVida

Previdência Social