15 ações saudáveis para colocar em prática em 2021

28-01-2021

Em todo ano novo procuramos refletir sobre que passou, e quando refletimos percebemos que muitas das metas desejadas não foram cumpridas. É aí que começam os planejamentos para colocar em prática.

O ano de 2021 pode ser um ano de muitas realizações, mas isso só depende de você, e mais especificamente de como você vai investir na sua qualidade vida.

E mais do que qualquer outra coisa, o que mais importa para o ano começar bem, é ter saúde, pensando nisso, listamos a seguir ações que te levam para uma vida mais saudável.

  • Melhore sua alimentação

Para que a alimentação seja saudável, ela deve ser composta de proteínas, gorduras boas, carboidratos, aminoácidos, fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, gorduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos.

  • Cuide da sua saúde mental

De saúde mental entendemos o equilíbrio entre emoções e ações. Existe uma relação muito próxima entre o que sentimos e como agimos. Não é possível que alguém com problemas emocionais tenha sempre atitudes saudáveis, e vice-versa.

  • Diminua o consumo de álcool

Abusar das doses de cerveja, caipirinha, vinho e afins traz muito mais problemas do que a ressaca do dia seguinte. Diversas pesquisas apontam prejuízos sérios à saúde, como abalos no sistema imunológico, cirrose, danos à memória. Sem contar o risco de acidentes de trânsito.

  • Pare de fumar

Sabendo que o tabagismo é uma doença epidêmica que causa dependência física e que está relacionada ao agravamento de várias outras doenças, muitas delas incapacitantes e fatais, como o câncero primeiro passo para parar de fumar é ter determinação.

  • Lave sempre as mãos 

A lavagem das mãos foi amplamente adotada relativamente recentemente. Quando você lava as mãos com água e sabão, envolve todos os microorganismos da pele com moléculas de sabão.

  • Previna a Hipertensão 

A primeira causa de morte do mundo são as doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca, doença coronariana, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. Para prevenir a hipertensão, algumas medidas podem ser adotadas. Por exemplo, adquirir um estilo de vida saudável.

  • Evite o estresse excessivo no trabalho

O estresse é algo muito comum nos dias de hoje, mas é importante estar atento para que ele não cause problemas na sua saúde física e emocional, afetando assim a sua qualidade de vida.

  • Coloque a vacinação em dia

A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença.  Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença.

*Com informações, i9treinamentos

Previdência Social