10 dicas valiosas para reduzir a ansiedade em 2021

25-01-2021

Veja como se desconectar e ter mais tranquilidade para realizar suas as tarefas diárias!

O começo do ano pode ser uma época mais desafiadora. Contas a pagar, planos para os próximos meses, volta às aulas e outras obrigações acabam trazendo um certo estresse.

Para te ajudar a iniciar 2021 com tudo, e reduzir a ansiedade, a psicóloga Valeria Soares Santana dá algumas dicas que fazem toda a diferença na maneira de encarar o dia a dia. Confira!

Um tempo sem celular

Ao acordar, a primeira coisa que geralmente fazemos é jurar para nós mesmas que iremos apenas dar uma olhadinha nas mensagens do celular. Mas, geralmente, você acaba respondendo todas as mensagens pendentes, certo? Isso demanda tempo e diminui o espaço que teria para se concentrar em outras questões especiais e importantes da vida. Às vezes, é preciso se desconectar.

Foque no autocuidado

Concentre-se em como irá levantar da cama quando acordar… Sentar, espreguiçar-se e cuidar da higiene pessoal, antes de qualquer coisa, pode ajudar a reduzir a ansiedade. Aos poucos, você vai perceber como os seus dias ficarão melhores e mais tranquilos a partir dessa atitude simples.

Alimente-se bem

Comece o dia repondo as suas energias. Você passou horas dormindo e seu corpo precisa se reabastecer para que funcione adequadamente.

Priorize o que é importante

Muita gente opta por começar o dia respondendo os recados corriqueiros. E, assim, acaba desperdiçando energia. Concentre-se nas mensagens e tarefas mais relevantes. 

Crie alarmes

Mantenha alarmes para tarefas muito importantes, como pesquisas escolares, trabalhos em grupo, datas das provas e tarefas do trabalho.

Aprenda a dizer não

Se você colocar mais tarefas no seu dia do que poderá cumprir, isso pode desencadear ansiedade, pois você mesma sabe que à noite ainda terá muitas coisas a serem realizadas. Não assuma compromissos que não poderá encaixar no seu tempo. 

Hora da leitura

Desligue seu celular quando estiver estudando ou lendo. Se for o caso, deixe-o em um lugar de difícil acesso. Mantenha em sua mesa apenas aquilo que irá usar. Cadernos, livros, água…….. E não se esqueça de ir ao banheiro antes de iniciar seus estudos, além de fazer pequena pausas para esticar as pernas.

Vida fora das redes

Usar as redes sociais é muito bom, mas ter uma vida fora delas é ainda melhor. 

Estipule horários

Se quiser, avise amigos próximos e sua família a que horas você inicia a leitura das suas mensagens e a que horas encerra. Assim, eles saberão que determinado recado só será lido no dia seguinte.

Hora de dormir

Organize-se antes do início do seu sono. Se tiver que sair no dia seguinte, já separe a roupa e as coisas que irá precisar. Isso evita a correria e o estresse. 

É importante lembrar que são apenas complementares não dispensando cuidados médicos e psicológicos em casos de transtornos.

*Com informações, Alto Astral

Previdência Social