Negociação por falta de pagamento da conta de luz cresce 51% neste ano

A média mensal de negociações de parcelamento de dívida de conta de luz aumentou 51% neste ano. Segundo a Enel Brasil, o dado mostra que os clientes têm buscado cada vez mais opções de parcelamento de dívida. No caso de São Paulo, o índice chega a 77%.

Os pedidos de parcelamento de dívidas antigas nas quatro distribuidoras do grupo (Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Ceará) já haviam aumentado desde o início da pandemia de Covid-19. No período de janeiro a maio, a negociação passou de 84 mil, em 2020, para 128 mil, em 2021, e chegou a 193 mil neste ano.

Ao todo, entre janeiro de 2020 e maio deste ano, a Enel Brasil recebeu cerca de 4,2 milhões de pedidos de negociação. Em São Paulo, o consumidor pode parcelar o pagamento da dívida em até 12 vezes, durante a campanha Enel Facilita, que será realizada nos dias 16 e 23 de julho.

A inadimplência no pagamento de serviços básicos, como água e luz, bateu recorde em março deste ano. Segundo a Serasa, o percentual foi de 23,2%, o maior índice para o mês dos últimos quatro anos. O número representa um aumento de 4 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2019.

*Fonte: R7.

Previdência Social