MPT faz campanha contra o trabalho infantil

De 2014 a 2018, o Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou mais de 21 mil denúncias de trabalho infantil. Para reforçar a luta contra esse tipo de trabalho o órgão lança, nesta quarta-feira (12), a campanha nacional “Toda Criança é Nossa Criança. Diga Não ao Trabalho Infantil”. A campanha que conta com um filme de animação, questiona os adultos: “você acha difícil imaginar o quanto é ruim para uma criança ficar vendendo coisas na rua? Comece imaginando que é o seu filho”.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil. Dados do Observatório Digital do Trabalho Escravo, desenvolvido pelo MPT em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostram que, entre 2003 e 2018, 938 crianças foram resgatadas de condições análogas à escravidão.

O MPT reforça que, só a partir dos 14 anos, os jovens podem exercer atividades de formação profissional, apenas em programas de aprendizagem, e com todas as proteções garantidas. A campanha foi desenvolvida pelo MPT de São Paulo se estenderá às redes sociais do MPT em todo o país.

 

Previdência Social