Movimento cria grupo de trabalho para promover equidade de gênero no serviço público

O Movimento Pessoas à Frente, grupo formado por pessoas chave de diversos setores do funcionalismo público, criou o grupo de trabalho “Mulheres no Serviço Público”, com o objetivo de debater e propor soluções para os desafios que impedem as mulheres em ascender a cargos de confiança na categoria.

Serão realizados, ao longo deste ano, uma série de encontros temáticos com a presença de acadêmicos e especialistas para discutir questões relacionadas à igualdade de gênero na administração pública. Com isso, espera-se criar diretrizes e propostas voltadas à aprimoramento de políticas públicas para ascensão das mulheres no setor público.

As mulheres são 51,5% da população brasileira, mas esse percentual é muito menor no setor público, principalmente em posições de liderança”, declarou a diretora executiva do Movimento Pessoas à Frente, Jessika Moreira, durante o evento de inauguração do grupo.

Segundo dados do Observatório de Pessoal de 2023, apenas 37,8% dos cargos de alta liderança no governo federal são ocupados por mulheres, das quais 11% são mulheres negras.

Previdência Social