Modelo inovador de serviços compartilhados promove economia e aprimora a eficiência das entregas no setor público

O Centro de Serviços Compartilhados (ColaboraGov) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) cresceu significativamente em 2024, passando de seis para 13 ministérios atendidos. Esse modelo, que visa otimizar recursos e aumentar a produtividade dos servidores, já mostra resultados expressivos, com uma economia estimada de R$ 2,37 bilhões nos próximos quatro anos. O ColaboraGov gerencia 1.730 contratos no valor de quase R$ 4,86 bilhões e cuida de mais de 300 mil processos.

O projeto, instituído pela Lei nº 14.600/2023, centraliza serviços administrativos como logística, contratações e gestão de pessoas, permitindo que os órgãos públicos foquem em suas funções principais. O modelo, que também automatiza processos, é responsável por importantes entregas à sociedade, como o pagamento do Auxílio Reconstrução no Rio Grande do Sul e o apoio ao Ministério dos Povos Indígenas.

Além disso, o ColaboraGov implementou ações de inclusão, como a criação de salas de amamentação para servidoras públicas e a adaptação de prédios para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência. O projeto também realiza rotinas preventivas em prédios públicos, como no combate à dengue, e garante a manutenção de ambientes mais acessíveis e seguros para todos.

 

 

Previdência Social