Ministro destaca diálogo com servidores da Educação

Durante o lançamento do PAC das Universidades, na data de ontem (10), o ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou o compromisso do Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em manter, desde o início deste governo, um diálogo permanente de negociação com os servidores públicos federais.

Santana ainda destacou o reajuste salarial de 9% concedido a todo o funcionalismo público no ano de 2023 e explicou o impacto desse reajuste no orçamento da Educação. “Eu acredito que greve é o limite onde não há mais condições de negociação. Então, eu não vejo, nem vi anteriormente ao início da greve, necessidade, porque esse é um [governo] de diálogo. Esses é um governo que, depois de seis anos sem reajuste salarial, deu um reajuste de 9% no seu primeiro ano de governo. Esse 9% de aumento salarial só para o servidor da educação têm um impacto de mais de 8 bilhões no orçamento do MEC. Quando a gente fala de orçamento, é importante os reitores e reitoras terem a compreensão que o orçamento não é só custeio. O orçamento é custeio, é investimento, é pessoal, é tudo que entra na universidade, é tudo que entra no MEC”, explicou.

O ministro destacou também que o governo reabriu todas as mesas de negociação, com todas as categorias de servidores públicos do país, e reforçou que a greve só deveria acontecer quando não há mais diálogo, quando não há mais condições de debater ou discutir.

Previdência Social