Ministro da Previdência se compromete a diminuir a espera por benefícios em 45 dias

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) realizou a sua 297ª reunião ordinária em Brasília, na última quinta-feira (27). No encontro, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reforçou seu comprometimento em diminuir o tempo de espera por benefícios em até 45 dias.

Em sua fala, o ministro destacou os mutirões que estão acontecendo para a realização de perícias médicas e o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, que restabeleceu o pagamento do bônus de produtividade para servidores públicos: “É um programa para lidarmos com uma situação que já herdamos. Um grande estoque de benefícios represados afirmou”.

Lupi também mencionou a convocação dos aprovados no último concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além da movimentação para a utilização do cadastro reserva: “Já convocados mil aprovados do último concurso do INSS, estamos solicitando autorização para chamar mais candidatos e já fizemos pedido para realizar concurso para contratação de mais médicos peritos”.

Estavam presentes no evento, o coordenador-geral de Relacionamento com o Cidadão, José Renato Mousinho, que apresentou o Portal da Transparência Previdenciária, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, que se comprometeu a aprimorar os sistemas previdenciários. Assumpção também citou a realização de um concurso público para o órgão, cujo edital foi publicado na última quinta-feira (27).

Previdência Social