Ministra da Gestão destaca iniciativas para modernização do Estado e valorização do serviço público

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participou, na última segunda-feira (14), de uma aula magna na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema “Transformando o Estado Brasileiro para o Século XXI”.

Durante a atividade, Dweck apresentou diretrizes e ações de sua pasta relacionadas à modernização da administração pública e à valorização do serviço público, entre outros.

Ela defendeu a construção de um Estado “necessário, inovador e inclusivo”, capaz de atuar no enfrentamento das desigualdades sociais, na transição ecológica e na promoção do crescimento sustentável. Ela também citou algumas ações recentes, como a reforma tributária, o novo Plano Plurianual (PPA), o programa Nova Indústria Brasil e o Novo PAC.

A ministra ressaltou a retomada do diálogo entre o governo federal e os servidores públicos, mencionando a reativação das mesas de negociação e a concessão de reajustes após seis anos sem aumentos salariais para a maioria das categorias.

Segundo ela, a maior parte dos servidores deverá receber, no dia 2 de maio, os salários de abril já com os novos valores, além de retroativos referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março. Parte dos pagamentos pode ser incluída na folha seguinte, a depender do processamento de informações após a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Dweck também defendeu a valorização das servidoras e servidores públicos como pilar para a execução de políticas públicas e destacou a importância da estabilidade como mecanismo de fortalecimento da administração pública.

Ao final da aula, a ministra participou de um bate-papo com estudantes de Ciências Econômicas da UFRJ, no Campus da Praia Vermelha, onde discutiu perspectivas econômicas, políticas públicas e desafios da administração pública.

Previdência Social