Ministério oferece aplicativo para acompanhar situação vacinal em tempo real

Por meio do aplicativo “Conecte SUS”, a situação vacinal de cada cidadão brasileiro poderá ser acompanhada em tempo real. O serviço foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e ajudará no monitoramento das doses de vacinas aplicadas.

Segundo o ministério, cada dose aplicada será registrada na carteira digital de vacinação do usuário, identificado por meio do CPF ou do Cartão Nacional de Saúde. No aplicativo, também serão registrados o tipo de vacina, o lote de fabricação e a data em que a dose foi aplicada.

A falta de um cadastro não impede que a pessoa receba o imunizante. O uso do aplicativo não será obrigatório. De acordo com o Ministério, caso o paciente ainda não esteja cadastrado nas bases de dados, o profissional que atendê-lo em uma unidade de saúde poderá registrá-lo no momento do atendimento, utilizando o CPF ou o Cartão do SUS.

As pessoas com comorbidades serão pré-cadastradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). O Ministério afirma que, caso alguém que tenha alguma comorbidade não tiver pré-cadastro poderá apresentar comprovante que demonstre o pertencimento a um dos grupos de risco, seja exames, receitas, relatório médico, etc, no momento da vacinação.

*Com informações, R7

Previdência Social