Ministério da Saúde lança edital para ampliar a formação de especialistas no SUS

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (14) um edital de apoio técnico com o objetivo de expandir a formação de especialistas em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa incentivar a criação de novos programas de residência médica e residência em áreas profissionais da saúde.

As inscrições para a iniciativa estarão abertas entre 19 e 30 de maio, exclusivamente pela plataforma UNA-SUS, e poderão ser feitas por órgãos e instituições públicas e privadas interessadas em ofertar os novos programas de residência.

O principal objetivo é ampliar a formação de profissionais de saúde em regiões com menor cobertura assistencial, priorizando áreas e especialidades como ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia, oftalmologia, cirurgia oncológica, entre outras.

O Ministério da Saúde dará prioridade a instituições com infraestrutura adequada, articulação com o SUS local e compromisso com a qualidade na formação. Serão priorizadas instituições localizadas em municípios com maior vulnerabilidade social, menor número de especialistas por habitante e que ainda não possuam programas de residência em funcionamento.

O lançamento do edital é uma resposta ao estudo Demografia Médica 2025, que apontou desigualdades na distribuição de médicos especialistas pelo país. Segundo o levantamento, a região Sudeste concentra 55,4% dos especialistas, enquanto as regiões Norte e Centro-Oeste apresentam as menores taxas.

Clique aqui para acessar o edital completo.

Previdência Social