Ministério da Saúde inicia última etapa de metodologia de combate à Dengue

O Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz, realiza a etapa final do método “Wolbachia”. O projeto testa métodos de combate ao mosquito Aedes aegypti, antes da sua incorporação ao Sistema Único de Saúde. O projeto será testado nos municípios de Campo Grande (MS), Belo Horizonte (BH) e Petrolina (PE).

Segundo o Ministério, a metodologia é inovadora, autossustentável e complementar às demais ações de prevenção ao mosquito. Consiste na liberação do Aedes com microrganismo Wolbachia na natureza, reduzindo sua capacidade de transmissão de doenças.

Durante o anúncio da etapa final de avaliação, o ministro Henrique Mandetta afirmou que as três cidades servirão de base para verificar a eficácia da metodologia.

“Em breve, devemos fazer em outras cidades, para colhermos os frutos com o desenvolvimento. Isso vai envolver trabalho da assistência, com o acompanhamento do número de casos; de entomologistas, para saber a prevalência do mosquito; com agentes comunitários de Saúde; e por meio de armadilhas colocadas a campo”, conclui.

 

Previdência Social