Ministério da Saúde ampliará público para vacinas contra febre amarela e gripe

No próximo ano, o Ministério da Saúde irá ampliar de forma gradativa a vacinação contra a febre amarela no Brasil. A meta para 2020 é somar mais de 1.000 municípios dos estados do Nordeste que ainda não faziam parte das áreas de recomendação da vacina. 

Também será ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) uma dose de reforço da vacina da febre amarela para crianças com quatro anos de idade. Em 2017, o Ministério da Saúde seguiu as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de ofertar apenas uma dose da vacina de febre amarela durante toda a vida. Entretanto, estudos científicos recentes demonstraram uma diminuição na resposta imunológica da criança que é vacinada muito cedo, aos 9 meses, como prevê o Calendário Nacional de Vacinação da criança.

A vacina contra a gripe, que ocorre anualmente entre abril e maio, contará com um novo grupo composto por adultos entre 55 e 59 anos. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários para a vacinação, que já possuem crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, idosos, entre outros. 

As datas para o início da campanha serão definidas por cada estado, a partir do Plano de Implantação elaborado por cada um. 

 

Manuela Moura estagiária sob supervisão de Byanca Guariz

 

Previdência Social