MinC propõe antecipar cronograma do PCCult e promete reuniões permanentes com servidores

O Ministério da Cultura (MinC) formalizou uma proposta de antecipação do cronograma de negociações do Plano de Cargos e Carreiras da Cultura (PCCult). O novo calendário prevê o encerramento das tratativas até 15 de setembro, atendendo a uma das principais pautas da categoria, atualmente em greve em 22 estados e no Distrito Federal.

Segundo a pasta, a proposta reafirma o reconhecimento da necessidade de reestruturação da carreira e estabelece reuniões permanente com as entidades representativas dos servidores. Também há o compromisso de articular a inclusão da proposta na LDO e no PLOA de 2026.

A formalização ocorreu após atraso na entrega do documento com a proposta salarial e de reestruturação, inicialmente prometido para o dia 26. Segundo apuração do jornal Extra, o MinC aguardava uma resposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para avançar com as negociações.

A expectativa agora é que os sindicatos convoquem assembleias para avaliar o texto e decidir os próximos passos do movimento.

Previdência Social