Migração de empregadores para eSocial finaliza em 2023

O sistema informatizado de prestação de informações de empresas e trabalhadores, o eSocial só termina de ser implementado em 2023. Segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a mudança no calendário de obrigatoriedade se dá para a simplificação do eSocial, que será publicada em breve.

A obrigação de registro de eventos de saúde e segurança do trabalhador foi adiada para todos os empregadores. As micro e pequenas empresas passarão a registrar os eventos ligados à folha de pagamento de forma escalonada. Além disso, a adesão dos órgãos públicos ao novo sistema ocorrerá gradualmente, com a criação de dois grupos adicionais que seguirão novos cronogramas. 

O eSocial elimina 15 informações periódicas que os empregados eram obrigados a fornecer ao governo. Adotado para empregadores domésticos em 2015, o eSocial está sendo expandido gradualmente para todas as empresas e organizações dos setores público e privado.

A inclusão dos dados de suade e de segurança do trabalhador, que valeria de 8 de janeiro para as grandes empresas, que faturam mais de R$ 78 mi, por ano, passou para 8 de setembro deste ano. Para as médias empresas, que faturam até R$ 78 mi, a obrigação passou de 8 de julho deste ano para 8 de janeiro de 2021. 

 

*Com informações, Agência Brasil 

 

Previdência Social