MEU INSS facilita a vida dos segurados? Saiba o que dizem aqueles que usam o serviço

Byanca Guariz

Nos últimos anos o Brasil assistiu uma “revolução” nos serviços que são oferecidos pela Previdência Social. A modernização do sistema reduziu as filas, tornou os atendimentos mais céleres e permitiu o reconhecimento dos direitos com a concessão dos benefícios em apenas 30 minutos.

Criada para dar maior facilidade na vida do cidadão, a ferramenta MEU INSS, tem apresentado resultados satisfatórios para aqueles que dela necessitam.

Radmila Magalhães (34 anos), diz que a ferramenta ajudou muito no processo de busca pelos serviços. “Quando acesso o portal, sou direcionado para uma página do Governo, onde preciso fazer o login com usuário e senha. É muito fácil. Quando acesso o MEU INSS, todos os serviços que antes eu tinha que fazer nas agências presenciais, agora com um clique consigo resolver”, diz.

Para a agente administrativa, a nova forma de acesso aos serviços do INSS é completa. “Eu consigo verificar tudo, inclusive as datas de pagamento do benefício. É uma novidade que veio para ficar”, finaliza.

Com a situação da pandemia, a ida nas agências se tornou impossível para José Aparecido (69 anos), que compõem o grupo de risco e necessita acompanhar o andamento de suas solicitações.

Sou idoso, e diante da pandemia da Covid-19 a busca pelos serviços no meu caso, foi benéfica. Não sou experiente no uso das novas tecnologias, mas acompanho a minha filha que acessa o MEU INSS e resolve tudo. É bem rapidinho. Lá consigo ver o andamento das solicitações, documentos que preciso enviar, e o retorno. É facilitador”, completa.

Conheça

A ferramenta MEU INSS oferece até 90 dos principais serviços oferecidos pelo INSS. Entre eles estão:

  • Agendamentos/Solicitações: é possível pedir um benefício ou acompanhar o andamento do requerimento.

  • Pedir aposentadoria: Por meio do MEU INSS é possível pedir a aposentadoria por idade ou tempo de contribuição. Em como, aposentadoria para pessoa com deficiência.

  • Simular aposentadoria: realiza uma busca de todas as informações e vínculos empregatícios para simular o tempo que falta para o segurado se aposentar.

  • Extrato do Imposto de Renda: é utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).

  • Declaração de Beneficiário do INSS: declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir esse ‘Nada Consta’.

  • Extrato de Pagamento: histórico usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal.

  • Extrato de Contribuição CNIS: histórico de toda a situação contributiva do trabalhador.

  • Extrato de Empréstimo: por meio desse extrato é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizado.

  • Resultado de Benefício por Incapacidade;

  • Agendar Perícia;

  • Carta de Concessão;

  • Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29, e muito mais.

Gostou? Não perca mais tempo indo até uma agência. Faça agora mesmo o download do aplicativo que está disponível na sua loja de aplicativos.

Google Play (aqui )

App Store (aqui).

Previdência Social