Medida Provisória que reduz número de ministérios é aprovada

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (30) uma medida provisória que reduz o número de ministérios. O governo da presidente afastada Dilma Rousseff chegou a ter 39 pastas, mas com a medida aprovada esse número reduziu ainda mais, chegando a 24.
A MP que acaba com alguns ministérios e funde outros, ainda precisa passar pelo Senado Federal. A medida foi enviada ao Congresso logo após o presidente interino Michel Temer assumir o Palácio do Planalto, em maio.
A mudança que mais gerou protestos da oposição foi à extinção da secretaria das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.
A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) argumentou que é necessário enxugar a máquina federal e fazer a reforma administrativa. “A secretaria das Mulheres ficar com o Palácio do Planalto traria um outro olhar para as nossas causas. É diferente de ser só mais um pedaço da enorme estrutura do Ministério da Justiça”, destacou.
Zanotto sugere ainda, a fusão da pasta das Comunicações à de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de transformar a antiga Controladoria-Geral da União (CGU) em Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle

Previdência Social