Médicos poderão oferecer consultas a distância

Nova medida passa valer em maio

 

A partir de maio, médicos poderão realizar consultas, diagnósticos e outros atendimentos à distância, por meio da internet. Uma nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CRM) sobre telemedicina está prevista para ser publicada nesta semana.

No momento, a única exceção era quando médicos realizavam videoconferência, por exemplo, com colegas especialistas em outros locais durantes os procedimentos, como uma segunda opinião.

Agora, com a nova resolução do conselho esse tipo de atendimento online poderá ser realizado também entre médicos e pacientes que já tiveram ao menos uma consulta prévia anterior.

Porém, o atendimento virtual deverá obedecer a alguns critérios. A primeira consulta deve sempre ocorrer de forma presencial. No caso de pacientes com doenças crônicas e atendimentos longos, a norma prevê que haja ao menos uma consulta presencial a cada quatro meses. Os profissionais deverão manter ainda arquivos de cada atendimento prestado a distância, como um prontuário médico virtual. A gravação deverá ser autorizada pelo paciente. Outra exigência é que o médico mantenha o sigilo dos atendimentos.        

Previdência Social