Mais Médicos: prazo para adesão dos municípios termina hoje

O Ministério da Saúde lançou mais um edital do Programa Mais Médicos para o Brasil com aproximadamente 3 mil novas vagas. A medida visa aprimorar a assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Atenção Primária em todo o país. O prazo para adesão de municípios termina nesta segunda-feira (15).

O objetivo é fortalecer a rede de Atenção Primária à Saúde em todos o país e ampliar o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no cuidado imediato e dando suporte à campanha de vacinação. As vagas vão reforçar o atendimento em locais com situação epidemiológica mais crítica, como o Acre, por exemplo.

Critérios de participação

De acordo com o edital, para participar do Mais Médicos, os profissionais precisam formação em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil (registro no CRM). Além do provimento de profissionais, o programa tem a finalidade de aperfeiçoar os médicos da APS em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), através da oferta de curso de especialização por instituição pública e atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Cronograma

Os municípios que desejam participar, precisam sinalizar ao Ministério da Saúde que necessitam de provimento de profissionais médicos.

Confira o cronograma completo:

– Adesão dos municípios: de 9 a 15 de março;

– Inscrição dos médicos: de 16 a 22 de março;

– Primeira chamada dos médicos para escolha das vagas: 24 a 26 de março;

– Validação dos municípios: de 12 a 23 de abril;

– Início das atividades dos médicos da primeira chamada: a partir de 23 de abril.

Início dos trabalhos

A previsão é que os médicos selecionados na primeira chamada iniciem o trabalho nos municípios a partir de 23 de abril. Segundo o edital, o tempo de permanência dos profissionais de saúde no Programa será inicialmente de três anos, prorrogáveis por mais três.

*Informações, Ministério da Saúde

Previdência Social