Mais de 12 milhões ainda não fizeram prova de vida do INSS 

Os segurados com vencimento em março e abril têm até o dia 30 para realizar procedimento 

 

Desde o começo de junho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou a obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas. Até o dia 15 de junho, 23,6 milhões já haviam realizado o procedimento, sendo 12,1 milhões no ano passado e 11,4 milhões neste ano. Segundo o instituto, dos 36 milhões de segurados, ainda faltam 12,3 milhões.

Para não ter o benefício bloqueado, os segurados com vencimento em março e abril devem fazer o procedimento até o dia 30 de junho. 

Veja o calendário para a prova de vida 

Competência de vencimento da comprovação de prova de vida Competência da retomada da rotina
Março e abril/2020 Junho/2021
Maio e junho/2020 Julho/2021
Julho e agosto/2020 Agosto/2021
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021

 

Como fazer 

Para fazer a prova de vida, basta ir à agência bancária onde o aposentado tem conta, necessário levar documento com foto, comprovante de residência e cartão do banco. A comprovação de vida pode ser feita por biometria facial, nos aplicativos “Meu INSS” e “Meu gov.br” para quem já foi cadastrado.

O cidadão pode comparecer presencialmente ao banco onde recebe seu pagamento. Algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos.

O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco, pois alguns oferecem horários diferenciados aos beneficiários do INSS. 

Em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar os canais de atendimento remoto como a assistente virtual (chatbot Helô), disponível no site e aplicativo do Meu INSS. Também pode ligar para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h.

*Com informações, Correio do Povo

Previdência Social