Mais de 1,2 mil serviços já foram digitalizados desde 2019

Desde o início de 2019 até hoje, 1.236 serviços prestados por órgãos públicos foram transformados em digitais. Saque do abono salarial, obtenção da carteira de trabalho e de passaporte, além da solicitação de seguro-desemprego e da inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são alguns dos serviços disponíveis no Portal gov.br. Isso significa mais facilidade para os cerca de 94 milhões de cidadãos que se relacionam anualmente com a Administração Pública Federal.

Ainda que algum serviço possua uma etapa que, pela natureza, precise ser presencial (como, por exemplo, vacinação), o esforço é transformar o máximo de etapas que eram presenciais em digitais, além de disponibilizar a versão digital de vários documentos, como o próprio cartão de vacinação, a carteira de motorista e até a carteira do idoso.

Essa oferta de serviços públicos digitais faz parte da Estratégia de Governo Digital (EGD), lançada em abril do ano passado por meio do Decreto nº 10.332/2020. De acordo com a norma, cabe à Secretaria Especial de Modernização do Estado, da Secretaria-Geral da Presidência da República, coordenar e monitorar a execução da EGD.

*Com informações da Secretaria-Geral

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