Maior parte do abono salarial beneficia menos pobres, revela Tesouro 

Estudo do Tesouro Nacional revela que o abono salarial, que foi criado com o intuito de estimular a formalização no mercado de trabalho, está beneficiando principalmente os menos pobres. 

Segundo os dados, 58,3% dos recursos do abono salarial pagos em 2017 foram apropriados pelos 50% menos pobres da população, que ganham mais de R$ 1.220 mensais. Entre 1997 e 2017, a fatia paga aos 30% mais pobres caiu de 24% para 17%.

O abono se tornou um auxílio mal evidenciado por conta da valorização do salário mínimo. A política beneficiou os trabalhadores formais mais pobres, porém aproximou o salário mínimo do salário mediano da economia nas últimas décadas, desconcentrando da parcela mais pobre da população.

Na nova reforma da Previdência, o governo tentou deter o pagamento do abono salarial aos trabalhadores que recebem apenas o salário mínimo. A Câmara dos Deputados aumentou um pouco o limite, para 1,2 salário. O Senado, no entanto, derrubou a mudança na votação em primeiro turno, mantendo as regras atuais e reduzindo a economia com a reforma em R$ 76,4 bi nos próximos dez anos.    

 

*Informações Agência Brasil

 

Previdência Social