Maio Vermelho: previna-se e sorria!

Mês dedicado para conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca e outras doenças

A nossa boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Por isso, diversos cuidados devem ser observados para prevenção e aparecimento de doenças, entre elas o câncer bucal.

O “Maio Vermelho” tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o câncer de boca e estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2018 ocorreram cerca de 14.700 novos casos de câncer de boca. Desse total, estima-se que 11.200 são homens e 3.500 mulheres.

Detecção precoce do câncer de boca

Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca. A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. 

Quais os sintomas do câncer de boca?

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;

  • Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);

  • Nódulos (caroços) no pescoço;

  • Rouquidão persistente;

Nos casos mais avançados observam-se os seguintes sintomas:

  • Dificuldade de mastigação e de engolir.

  • Dificuldade na fala.

  • Sensação de que há algo preso na garganta.

Como prevenir o câncer de boca?

O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Um pequeno grupo de pacientes mais jovens, não tabagistas e não alcóolicos, pode desenvolver a doença. Pesquisas têm buscado respostas na biologia-molecular para a incidência neste grupo. Porém, ainda não há resposta sobre o assunto. É uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce.

*Com informações, Ministério da Saúde

Previdência Social