Maio Amarelo: Mês de Conscientização do Trânsito. A Anasps apoia essa campanha

O Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes provocadas no trânsito. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, o Movimento nasceu a partir dos estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), que contabilizou três mil vidas perdidas por dia em acidentes de trânsito.

Neste ano o Maio Amarelo tem como tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, e seguirá o mesmo padrão do movimento realizado no ano passado, devido às restrições impostas pela pandemia.

O objetivo da campanha é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros.

Entre as ações previstas, está o incentivo pela utilização das passarelas, faixas elevadas e faixas de pedestres, assim como alertar os condutores sobre sinalizações e cuidados com os vulneráveis no trânsito (pedestres, motociclistas e ciclistas), dando destaque à responsabilidade de todos os atores sociais envolvidos.

Porque a cor amarela?

A cor amarela foi uma escolha por significar advertência no trânsito, sendo utilizada como um sinal de alerta em todo o mundo. Já o laço, é por ser um sinal de engajamento em todo o mundo e por representar inúmeros movimentos importantes.

Nós da Anasps apoiamos essa causa!

 

*Informações complementares, Governo do Brasil; Zoom Entregas;

Previdência Social