Mães do Criança Feliz recebem orientações sobre câncer de mama 

Mães e cuidadoras de 700 famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz no município de Registro, em São Paulo, tiveram atividades especiais neste mês, que integrou Desenvolvimento Social e Saúde. Como parte das ações do Outubro Rosa, elas puderam aprender sobre o câncer de mama e de colo do útero e a importância da adoção de medidas de prevenção às doenças.

De acordo com a secretária de Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa, responsável pela gestão do Criança Feliz, este tipo de ação é muito importante, por envolver outros temas que não esteja diretamente ligado ao desenvolvimento infantil. “Promover a articulação de outras redes de atendimento – saúde, cultura, educação – é mais um eixo do programa”, explica.

“A proposta do Criança Feliz é também poder ajudar a família a se fortalecer para que ela tenha condições de promover o desenvolvimento da criança. A família muitas vezes está mais vulnerável porque vive situações de doença, da pessoa idosa, tem a questão da violência doméstica, de ter algum outro familiar que esteja envolvido com drogas. E isso certamente a desestabiliza. Ao adentrar na família, o cuidador se depara com uma série de situações e de dinâmicas familiares que lhe dá condições de aprofundar. Levar mais informação só ajuda”, complementa.

 

Previdência Social