Lira aponta reforma administrativa como prioridade, mas pode ficar só no discurso

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), prometeu pautar a reforma administrativa até junho deste ano. A informação é do jornalista Lauro Jardim, em sua coluna no Jornal O Globo.

De acordo com o jornalista, Lira havia prometido ao Palácio do Planalto em votar três projetos e reformas importantes para o governo federal. Para a Presidência da República, o acordo com o deputado do Progressistas é um aceno para enfraquecer Rodrigo Maia (DEM-RJ), que não pautou as propostas de interesse da cúpula de Jair Bolsonaro.

No entanto, há quem acredita que a promessa não deva sair do papel. O professor de relações internacionais do Ibmec-SP, Marcelo Suano, afirma que o grupo de Lira tem interesses na divisão do Ministério da Economia e a iniciativa pode atrapalhar os planos do Planalto.

Em fevereiro, a Câmara deve se dedicar a aprovação do Orçamento de 2021, não votada no ano passado em decorrência da pandemia de Covid-19. Além da divisão dos gastos do Governo Federal, a Lei Orçamentária Anual prevê as emendas parlamentares, o que interessa aos eleitores de Lira, após a promessa de Bolsonaro em distribuir R$ 3 bi de verba extra para os redutos eleitorais dos deputados.

auxílio emergencial também deve ser discutido nas próximas semanas. O presidente da Câmara se colocou favorável à prorrogação do benefício, mas a discussão depende da aprovação da LOA.

*Com informações, IG Economia

Previdência Social