Levantamento aponta aumento no número de aposentados e pessoas idosas empreendedoras

Dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados cedidos pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), constatou um aumento na proporção de aposentados que retornaram ao mercado de trabalho através do empreendedorismo, os chamados empreendedores seniores.

Em comparação a 2018, quando o aumento de empreendedores nesta faixa etária era de 15,3% comparado ao ano anterior, 2022 registrou um aumento de 60% no número de empreendedores seniores que abriram novos negócios. Segundo o Sebrae, parte desses números foram motivados pela necessidade da busca por novas fontes de renda, somada à escassez de empregos – apontada por 80% dos entrevistados como motivação principal.

O estudo demonstrou também que, à medida que a idade dos empreendedores avançava, as motivações cresciam: 52% dos entrevistados entre 35 e 54 anos começaram uma iniciativa pela necessidade de encontrar alternativas de trabalho e renda, em comparação a 44% na faixa etária de 18 a 34 anos.

Com informações da Agência Brasil

 

Previdência Social