Lançado Programa “Salve Uma Mulher”

Foi lançado nesta quinta-feira (3) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o projeto “Salve Uma Mulher”, que consistirá em treinar servidores públicos e empregados públicos para oferecer suporte a mulheres vítimas de violência. 

Nesta primeira etapa do projeto, 476 mil pessoas receberão treinamento. Desse, 340 mil são agentes do Ministério da Saúde, 106 mil funcionários dos Correios, 30 mil conselheiros tutelares, e 1.722 profissionais do quadro da Defensoria Pública da União. 

No entanto, o esperado, é de que, em dez meses, 2 milhões de pessoas sejam capacitados, já que a expectativa é que abranja profissionais de beleza e de academias esportivas e líderes religiosos. 

De acordo com a ministra da pasta, Damares Alves, o ensinamento abrange a identificação de uma situação abusiva, como também a orientar corretamente uma vítima. Desse modo, os alunos terão condições de informar como se presta uma queixa contra o agressor e como a mulher agredida pode acessar serviços públicos.

“Se perguntar aqui a vocês, sabem o que dizer a uma mulher quando percebem que está machucada? Diria para procurar antes a delegacia, o promotor, o delegado, o IML [Instituto Médico Legal] ou para ligar para o Ligue 180 [Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência]? As pessoas, às vezes, não sabem o que dizer. É exatamente para isso que vem o programa: ensinar as pessoas sobre como funciona a rede de proteção, para que divulguem e orientem mulheres vítimas de violência”, disse Damares Alves.

 

Previdência Social