Justiça libera R$ 930 mi para pagar atrasados do INSS

O Conselho de Justiça Federal (CJF) liberou cerca de R$ 930,4 mi para até 74 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tiveram pagamento atrasado de ações previdenciárias como revisões de aposentadorias e pensões com sentenças favoráveis em novembro do ano passado. 

O INSS não poderá recorrer às sentenças proferidas em novembro. O pagamento será feito em contas correntes em agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. No caso de o beneficiário já ter morrido, os herdeiros têm direito a receber a quantia.

A data do recurso ainda não foi definida pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. O recesso judicial terminará nesta terça-feira, 7 de janeiro. 

 

Como fazer a consulta

Para verificar se estão neste lote liberado pelo CJF, aposentados e pensionistas devem acessar a página do TRF-2 e ver se foram contemplados. É possível confirmar quanto terão de atrasados e quando vão receber em www.trf2.jus.br. No site, vá ao menu à esquerda da tela, procure o campo Precatórios/RPV e clique em “Consultas”, depois em “Pesquisa ao Público”.

Para facilitar a pesquisa na página do tribunal, os segurados do INSS devem ter o número do requerimento do processo, ou do CPF do ganhador do processo, ou o número da ação. Ao digitar o código que vai aparecer na tela, basta clicar em “Confirmar” para concluir a operação de consulta.

*Informações Brasil Econômico

 

Previdência Social