Justiça determina que INSS garanta segurança a peritos do Rio

Com o objetivo de melhor a qualidade do ambiente de trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), terá que implementar diversas medidas de segurança nos postos de atendimento do estado do Rio de Janeiro, em especial para os peritos.

O juiz da 2ª Vara da Justiça Federal, julgou procedentes os pedidos apresentados em uma ação civil pública proposta pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam). As informações são de reportagem divulgada pelo jornal Extra.

Com a decisão a autarquia fica obrigada a cumprir as seguintes determinações: contratação de agentes treinados e capacitados para identificar e resolver comportamentos hostis dos segurados e visitantes, instalação de detectores de metais nas entradas das agências, colocação de câmeras de segurança, direcionando-as em especial aos locais de atendimento/consulta dos segurados e aparelhamento das salas dos peritos com luzes, alarmes sonoros e portas de saída de emergência.

A decisão estabelece ainda que, durante a fase de execução, o órgão deverá ainda “apresentar a cada semestre, relatório indicativo da realização dessas medidas até o cumprimento integral do julgado”.

Previdência Social