Justiça condena 30 por fraudes na Previdência

A Operação Fanes, que desarticulou uma organização criminosa dedicada em fraudar benefícios previdenciários e empréstimos consignados na Paraíba, completa um ano hoje.

O valor fixado nas 30 sentenças, expedidas até o momento, já passa de R$ 3 mi. As multas individuais aplicadas estão em torno de R$ 1,5 mi e as penas privativas de liberdade definidas em primeira instância, somadas, ultrapassam 230 anos.

O grupo foi acusado da prática de vários crimes, como organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uso de documentos falsos, lavagem de dinheiro, receptação qualificada e estelionato.

A Força-Tarefa Previdenciária composta por servidores da Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público Federal, identificou um total de 298 benefícios irregulares, entre aposentadorias rurais, pensões por morte e aposentadoria por tempo de contribuição. Todos suspensos pela Justiça, já no momento da deflagração da operação.

Também foram apreendidos 25 veículos, bloqueados valores depositados em contas bancárias, apartamento mobiliado com recursos adquiridos pelas fraudes, aparelhos celulares e equipamentos de informática.

A ação foi realizada na capital João Pessoa e nos municípios de Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Puxinanã, Mogeiro e Caturité, além de se entender ao Recife (PE).

Previdência Social