Juliana Carolina Rodrigues Leite de Albuquerque – Segunda colocada do I Prêmio Anasps é premiada em Brasília

A Faculdade Anasps premiou nesta quinta-feira (5), na sede da instituição em Brasília, a segunda colocada do I Prêmio Anasps – Previdência para todos: como integrar os trabalhadores informais ao INSS.

Juliana Carolina Rodrigues Leite de Albuquerque, técnica do Seguro Social (INSS/São Paulo) e aluna da FA, escreveu o artigo “PP-Pix – Poupança Previdenciária Pix – Proposta para Facilitar a Adesão dos Trabalhadores Informais ao Sistema Previdenciário Brasileiro”.

O prêmio foi entregue a Juliana pelo diretor-geral da Faculdade Anasps, Alexandre Barreto Lisboa, pelo procurador institucional, Paulo César Régis de Souza, e pelo diretor acadêmico e de relações institucionais, Thiago Vesely. Ela recebeu um certificado e a premiação de R$ 7 mil.

Em sua dissertação, ela propõe a criação de um sistema de contribuição previdenciária automática via Pix, sistema de pagamentos instantâneos: a cada transação feita pelo trabalhador informal, um percentual seria automaticamente destinado à sua contribuição previdenciária, até que o valor mínimo necessário fosse alcançado.

“A maior parte dos pagamentos dos trabalhadores informais é feita por meio do Pix. Então, por que não unir esse sistema e tentar diminuir essas barreiras previdenciárias de uma forma que a pessoa consiga apertar um botão e fazer a opção de contribuir ou não para o sistema [previdenciário]?”, disse.

O objetivo, segundo Juliana, é eliminar barreiras burocráticas, facilitar a adesão dos trabalhadores informais ao INSS e garantir uma maior flexibilidade para aqueles que possuem renda variável.

Ela lembrou que, geralmente, trabalhadores informais são pessoas vulneráveis que, em um caso de acidente ou gravidez, por exemplo, não teriam suporte do governo por não contribuírem para a Previdência Social. O PP-Pix, neste caso, seria uma forma de proteção aos trabalhadores.

Em breve, a Faculdade Anasps realizará a entrega das premiações para o primeiro e terceiro colocados.

Previdência Social