Julgamento da revisão da vida toda é adiado pelo STF

O julgamento da revisão da vida toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), inicialmente previsto para a última quarta-feira (23), foi adiado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Não há prazo para a retomada da análise. A sessão foi completamente ocupada pelo primeiro item da pauta, o julgamento da Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI) 4.768.

Há o risco da revisão não ser feita nesta quinta-feira (24), uma vez que a presidente da corte, ministra Rosa Weber, afirmou que abrirá o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 634.

A revisão da vida toda, caso aprovada, possibilitaria aos aposentados somar todos os salários na aposentadoria, incluindo os vencimentos anteriores à criação do Plano Real, em 1994. Com isso, os beneficiários poderiam aumentar seus rendimentos.

A corte chegou a formar maioria em plenário virtual sobre a questão em fevereiro, com placar a favor dos aposentados em 6 a 5. No entanto, o julgamento foi suspenso após um pedido de alteração do ministro Kassio Nunes Marques, que solicitou o julgamento do caso em plenário físico.

*Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Previdência Social