Jovens têm menos chance de contratação, aponta estudo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quarta-feira (20), levantamento em que afirma que os jovens enfrentam mais dificuldades para conseguir trabalho e, quando estão empregados, são os mais vulneráveis a serem demitidos.

Segundo análise da diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Maria Andreia Parente Lameiras, A atual conjuntura é muito ruim para os jovens. “A probabilidade de o jovem estando desempregado conseguir emprego é menor do que os outros trabalhadores. E uma vez empregado, a probabilidade de ele ser demitido é muito maior do que a dos outros trabalhadores”, destaca.

Para Maria Andreia, os jovens são mais penalizados porque têm menor experiência profissional e podem demandar mais treinamento para ingressar no trabalho. “Quando a economia está em crise, e uma empresa vai dispensar trabalhadores, [o empresário] acaba por afastar aqueles que julga que a saída irá impactar menos na produtividade”, concluiu.

Na Carta de Conjuntura, publicada pelo instituto, conta que o crescimento da população ocupada perdeu ritmo ao longo de 2018. No trimestre móvel, composta pelos meses de novembro e dezembro do ano passado e janeiro deste ano, a taxa de crescimento da ocupação foi de 0,9%. Entre as pessoas de 18 a 24 anos, não houve crescimento e sim, retração 1,3%.

O Pnad do IBGE registrou que existem no Brasil cerca de 16 milhões de casas sem renda proveniente do trabalho, no último trimestre de 2018, o que equivale a 22,2% de quase 72 milhões de residências no país.

 

Previdência Social