Janeiro Roxo – Mês de prevenção contra a hanseníase

A hanseníase, anteriormente conhecida como lepra ou mal de Lázaro, é uma doença causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Trata-se de uma enfermidade que afeta principalmente os nervos e a pele, sendo geralmente transmitida através de saliva, tosse ou espirro. No Brasil, são registrados cerca de 30 mil casos todos os anos.

Alguns dos sintomas são:

  • Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés e mãos);
  • Manchas brancas ou avermelhadas, acompanhadas de perda da sensibilidade à dor, tato, calor e frio;
  • Áreas da pele visualmente normais, mas que contam com alteração da sensibilidade ou suor;
  • Caroços e placas pelo corpo;
  • Diminuição da força muscular.

 

A genética é um fator considerado determinante para o desenvolvimento da doença. Estima-se que 5% das pessoas adoecem ao entrar em contato com o bacilo. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento da doença, uma vez que o período de incubação da doença pode durar até cinco anos.

A hanseníase tem cura e o tratamento pode ser feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento é feito por medicamentos via oral, que devem ser tomados por um longo período de tempo – a interrupção do tratamento pode desencadear sequelas. Outra fundamental forma de prevenção é a aplicação da vacina BCG.

A campanha:

O Janeiro Roxo foi criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) como forma de conscientizar a população sobre os riscos da doença, bem como apontar a importância do diagnóstico precoce, além de combater os preconceitos e a desinformação que acompanham a doença. Com os esforços de todos, é possível atenuar o estigma relacionado à hanseníase e dar luz ao combate contra essa enfermidade.

*Com informações: Sociedade Brasileira de Dermatologia, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Paraná

Previdência Social