Ipea abre inscrições para mestrado gratuito exclusivo a servidores

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) abriu inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento, voltado para servidores públicos efetivos e empregados públicos de todo o país.

A formação é gratuita, presencial, realizada em Brasília (DF) e voltada exclusivamente a servidores municipais, estaduais, federais e distritais de qualquer Poder. As inscrições vão até o dia 26 de junho de 2025, por meio de formulário eletrônico disponível no site: ipea.gov.br/mestrado.

Para se candidatar, é preciso anexar um projeto de pesquisa alinhado à Agenda Estratégica 2024-2026 do Ipea, bem como um currículo resumido. Após o envio do formulário, o sistema gera uma GRU no valor de R$ 150,00, a ser quitada e enviada por e-mail dentro do prazo. O edital completo e o cronograma estão disponíveis no site oficial do Instituto.

Ao todo, são 25 vagas, sendo:

  • 16 para ampla concorrência;
  • 4 para pessoas negras e indígenas;
  • 1 para pessoas com deficiência;
  • 3 para servidores do próprio Ipea;
  • 1 para servidor(a) da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Com duração de 24 meses e carga horária de 540 horas-aula, o curso será feito de forma presencial em Brasília, com aulas às segundas e sextas pela manhã e quartas-feiras à noite. O mestrado unirá teoria, prática e pesquisa aplicada em políticas públicas, com docentes que também são pesquisadores do próprio Ipea.

“A maior parte dos egressos assume posições de destaque no governo, o que mostra a efetividade da formação”, disse o coordenador do curso, Almir de Oliveira, que afirmou ainda que o objetivo é formar gestores públicos com capacidade técnica e visão estratégica.

O professor Daniel Avelino, especialista em políticas públicas e gestão governamental, destacou a importância da oportunidade: “Estudar com quem produz conhecimento e atua diretamente com o governo é um diferencial. Tudo isso, em um curso de excelência e sem custos”.

O mestrado também habilita o servidor para candidaturas em programas de doutorado e outras formações acadêmicas na área de políticas públicas.

Processo seletivo

A seleção será feita em duas etapas:

  • Avaliação do projeto de pesquisa, com análise de aderência à Agenda Estratégica 2024-2026;
  • Entrevista e análise curricular.

As propostas devem demonstrar potencial de aplicação e impacto real sobre políticas públicas no Brasil. Os candidatos devem indicar qual eixo prioritário e temática da Agenda Estratégica orienta sua pesquisa. Entre os eixos definidos estão: sustentabilidade, transformação digital, redução da pobreza, inovação, desenvolvimento produtivo e inserção internacional.

 

Previdência Social