INSS vai testar prova de vida de forma digital

A prova de vida digital faz parte da segunda fase da transformação digital do órgão

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vai começar a realizar a prova de vida de seus beneficiários de maneira digital. Um projeto-piloto com 550 mil beneficiários deve ser iniciado em agosto, informou o presidente do órgão, Leonardo Rolim. O foco inicial são as pessoas que deveriam ter feito a prova de vida logo antes da suspensão da exigência pela pandemia do novo coronavírus. Num primeiro momento, o mecanismo será feito por meio de reconhecimento facial.

O objetivo é minimizar ao máximo a necessidade de as pessoas irem ao banco ou à agência do INSS para fazer prova de vida, buscando simplificar a vida das pessoas, afirma o presidente. O órgão ainda está decidindo como fará a notificação dos beneficiários elegíveis para dar início ao projeto. O ponto de partida do projeto vai incluir cerca de 1,5% dos 36 milhões de beneficiários do INSS.

A prova de vida é feita pelo segurado a cada 12 meses para comprovar que ele está vivo. Esse procedimento é obrigatório para que o benefício continue sendo pago. Pelas regras atuais, a prova de vida é feita na agência bancária, ou seja, requer que o beneficiário se desloque e se apresente presencialmente ao banco. Em casos de impossibilidade de locomoção ou se o segurado tiver mais de 80 anos, o procedimento pode ser feito em seu domicílio por um servidor do INSS.

A prova de vida digital faz parte da segunda fase da transformação digital do INSS, que tem ampliado o número de servidores em regime de teletrabalho e a concessão automática de benefícios.

*Com informações, Portal Terra

Previdência Social