INSS vai revisar 170 mil benefícios por incapacidade temporária neste ano

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), irá revisar cerca de 170 mil benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), que estão há mais de seis meses sem passar pela perícia médica, e que não possuem data de término fixada. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Economia. 

Segundo estimativas do governo, os cerca de 170 mil benefícios devem ser revisados entre agosto e dezembro de 2021. O objetivo é “evitar que os cofres da Previdência sejam onerados pelo pagamento indevido desses benefícios”, informou o Ministério da Economia.

Ainda de acordo com a pasta, as convocações começarão a ser expedidas no início da próxima semana e o agendamento observará a capacidade operacional da Perícia Médica e das Agências da Previdência Social, conforme os critérios sanitários definidos para o atendimento.

A Previdência Social informou que vai enviar cartas simples via postal para o endereço cadastrado junto ao INSS, mas acrescentou que as convocações também poderão ser feitas por meio da rede bancária, considerando o órgão pagador do benefício, quando esse tipo de notificação for disponível. Também poderá ser utilizada convocação por meio eletrônico, ou edital em Diário Oficial.

De acordo com o governo, o segurado que receber a notificação deverá solicitar, em até 30 dias após a convocação, o agendamento da perícia médica revisional no site do INSS no botão “Agende sua Perícia Médica” ou pela Central 135. Quem não fizer o agendamento terá o benefício suspenso.

O Ministério da Economia informou, ainda, que das 724 agências da Previdência que possuem serviço de perícia médica, 619 estão funcionando e 2.549 peritos médicos estão com as agendas abertas para atendimento. O tempo médio entre o agendamento e a realização da perícia médica está em 39 dias, acrescentou a pasta.

*Fonte: G1

 

Previdência Social