INSS vai fazer pente-fino nos segurados; veja como se preparar 

A fiscalização deve apontar quais segurados estão recebendo o pagamento indevidamente 

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que fará um pente-fino nos benefícios por incapacidade temporária, concedidos há mais de seis meses, que não tenham data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação profissional. A fiscalização deve identificar quais são os cidadãos que estão recebendo o pagamento indevidamente, para serem cortados.

O pente-fino é uma ação que reforça a fiscalização de cadastros com o recebimento do benefício em vigência. O Instituto analisa a documentação individual de cada segurado, suspendendo o benefício daqueles que apresentarem desatualização no cadastro ou que estiverem fora das regras de concessão.

O INSS ainda não deu mais informações sobre os critérios que vão ser utilizados para as análises. Segundo a nota de divulgação, “os detalhes serão divulgados oportunamente”.

Como evitar que os benefícios sejam cancelados 

Para o segurado garantir a manutenção do seu benefício é preciso atualizar suas informações no cadastro, acessando o site ou aplicativo “Meu INSS”.

Dados como telefones para contato, endereço e e-mail precisam estar sempre atualizados para que o Instituto possa contatar o beneficiário. Além disso, se o segurado perder o prazo para atualização, conforme a mensagem do órgão, o benefício será cancelado.

É importante que o segurado esteja em posse dos comprovantes médicos, como os laudos e atestados concedidos na validação do benefício. Contudo, o cidadão precisa verificar se ainda se enquadra nas regras de aprovação do abono, visto que houve uma reforma na previdência.

*Com informações, Notícias Concursos e Extra Globo

 

Previdência Social