INSS testará perícia médica por teleconsulta

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará experiência-piloto com teleavaliação em perícias médicas pelos próximos 90 dias. O pedido partiu do Tribunal de Contas da União (TCU) e contará com a parceria de algumas prefeituras a serem previamente definidas.

O projeto poderá ajudar a desafogar o grave quadro de pedidos represados no INSS, que necessitam de perícia médica. As perícias servirão para verificar a possibilidade de ser concedido, prorrogado ou interrompido o pagamento de benefícios previdenciários.

Em caso de acidente, lesão ou doença, o trabalhador segurado do INSS pode buscar atendimento médico, quando será elaborado um atestado determinando o afastamento do paciente de suas atividades laborais. Após comprovar a incapacidade do empregado, que ocorre após 15 dias de afastamento, o INSS determina o prazo de duração do pagamento do benefício. Ao final dele, deve ser feito o agendamento de uma nova perícia. Este procedimento foi seriamente afetado pela pandemia.

Em setembro do ano passado, o INSS convocou 95 mil segurados remanescentes que ainda não haviam agendado a perícia médica. Quem não agendou o procedimento teve seu benefício suspenso.

É possível agendar uma perícia médica por meio do aplicativo desenvolvido pelo governo Meu INSS, pelo site gov.br/meuinss ou ainda pelo telefone 135. No entanto, a realização da perícia deveria ser feita presencialmente, até então.

*Fonte: Ache Concursos

Previdência Social