INSS processa pedidos de seguro-defeso no Amazonas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Amazonas vai começar a processar as solicitações de seguro-defeso, na próxima quarta-feira (23). Os benefícios que forem liberados já devem começar a ser pagos em 20 de dezembro. Até a última sexta-feira, o órgão havia recebido 40 mil solicitações de pescadores para ter acesso ao benefício. As informações foram divulgadas pelo gerente executivo do INSS no Amazonas, Clizares Santana.

“Em mais dez dias devemos chegar as 70 mil solicitações, que é a nossa capacidade operacional de processamento dos benefícios”, informou Santana.

A expectativa do INSS é que 94.502 pescadores recebam o benefício no Amazonas até março, o que deve movimentar R$ 332,64 mi no Estado.

O seguro-defeso é um benefício no valor de um salário mínimo (R$880) pago ao pescador artesanal no período defeso – época em que a pesca é proibida.

Para ter direito ao benefício neste ano, o cidadão deve ter exercido a atividade pesqueira de forma ininterrupta com no mínimo um ano de registro de pescador artesanal obtido junto às unidades do Ministério da Pesca.

 

Previdência Social