INSS: Polícia Federal descobre fraude de quase R$ 500 milhões

A Polícia Federal (PF) descobriu um possível esquema de fraude que pode chegar a R$ 486 milhões em pagamentos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

As possíveis fraudes foram feitas através de desvios no pagamento de cerca de 13 mil benefícios na qual teriam sido feitos a partir do acesso de 29 senhas de servidores do INSS. Em um primeiro momento, a polícia aponta que os códigos foram hackeados.

Ainda de acordo com a PF, os suspeitos conseguiram reativar benefícios e mudar dados de contas bancárias para que os pagamentos fossem feitos.

“A Polícia Federal detectou, por meio do uso de ferramentas de análise massiva de dados, a existência de milhares de reativações de benefícios sociais de forma fraudulenta. Dessa forma, a medida mais urgente para evitar a evasão de dinheiro público foi o acionamento das instituições financeiras, possibilitando o bloqueio do pagamento de milhões de reais em benefícios fraudulentos”, disse Cléo Mazzotti, coordenador-geral de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal.

A apuração começou em junho e, desde lá, os bloqueios de pagamentos começaram a ser feitos. A investigação contou com a ajuda do INSS e da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

A notícia foi divulgada primeiro pelo jornal Folha de São Paulo no domingo (18).

Previdência Social