INSS: Pedidos de pensão por morte aumentam 106% em um ano 

Os cinco primeiros meses de 2021 já são 70% maiores que os do mesmo período de 2020  

 

Segundo especialistas, o aumento é por conta da pandemia e da demora na atualização do sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após a reforma da Previdência, promulgada em novembro de 2019. O Instituto afirma que os pedidos de pensão não são apenas de mortes por covid-19. 

Beneficiários do INSS em Minas fizeram 4.325 pedidos de pensão por morte em maio de 2020. Um ano depois, o número de requerimentos subiu 106%, chegando a 8.916. Segundo o INSS, os dados dos cinco primeiros meses de 2021 já são 70% maiores que os do mesmo período d 2020. No ano passado, foram 23.180 solicitações de janeiro a maio, no mesmo período deste ano foram 39.459. 

Como funciona a pensão por morte

A pensão é destinada aos dependentes (companheiros, filhos e enteados menores de 21 anos ou inválidos, desde que não emancipados, pais, irmãos não emancipados, menores de 21 anos ou inválidos) de aposentados ou segurados do INSS. 

Para receber, é preciso comprovar casamento ou companheiro deve comprovar casamento, ou união estável na data em que o segurado faleceu. No caso dos filhos e equiparados, ter menos de 21 anos – os inválidos devem apresentar laudo de perícia anterior aos 21 anos de idade. No caso dos pais, é preciso comprovar dependência econômica. Para os irmãos, comprovar dependência e idade inferior a 21 anos, a não ser que seja inválido ou com deficiência.

 A requisição pode ser feita no site do INSS ou pelo 135. É preciso apresentar a certidão original de óbito ou documento que comprove a morte presumida, além de documentos originais que comprovem a qualidade de dependente. 

*Com informações, O Tempo

 

 

Previdência Social