INSS moderniza forma de atender

Nova medidas surgem para desburocratizar os serviços e uniformizar o atendimento
Patrícia Pereira

 

Nos últimos anos o Brasil assistiu uma “revolução” nos serviços que são oferecidos pela Previdência Social. A modernização do sistema reduziu as filas, tornou os atendimentos mais céleres e permitiu o reconhecimento dos direitos com a concessão dos benefícios em apenas 30 minutos.

O esforço para melhorar o atendimento é uma ação permanente e os 31,5 milhões de segurados ativos podem comemorar, pois, além do reconhecimento automático de direitos, a Previdência inaugurou outros serviços para facilitar e aperfeiçoar suas formas de atender, tornando-as simplificadas e resolutivas.

A partir de julho de 2019, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão de se adaptar aos meios inovadores. A internet e o telefone serão os únicos meios de solicitar qualquer um dos 96 serviços que o órgão disponibiliza.

A nova medida faz parte do Projeto de Transformação Digital do INSS. O objetivo do órgão é reduzir o tempo de espera pela conclusão da análise dos requerimentos, com a eliminação dos prazos de agenda. Com a mudança, o segurado vai acessar o Meu INSS (inss.gov.br) ou ligar para o 135 e ao invés de agendar uma data para ser atendido, vai receber direto o número do protocolo de requerimento, eliminando assim a etapa de agendamento.

A expectativa da pasta é que, com a nova forma de atender, as Agências da Previdência Social (APS), espalhadas pelo país, realizem cerca de 600 mil atendimentos presenciais a menos todos os meses.

De acordo com o diretor de Atendimento do INSS, Castro Júnior, o grande objetivo da medida é trazer mais comodidade ao cidadão, que não precisará mais se deslocar a uma agência para solicitar um requerimento. “O grande objetivo do governo federal é dar mais comodidade ao cidadão para que ele efetivamente não precise mais gastar energia e sair do conforto do lar para ter que se deslocar até uma agência do INSS”, destaca o diretor.

 

Recurso, Revisão e Cópia de Processo pelo Meu INSS 

Os serviços de revisão (quando o segurado não concorda com o valor do benefício), recurso (quando não concorda com a decisão do INSS em relação ao pedido) e cópias de processos serão realizados somente pelo Meu INSS ou telefone 135.

Ao pedir um desses serviços, o segurado será atendido totalmente a distância, sem precisar, como antes, ir à agência para levar documentos e formalizar o pedido. Ele só vai ao INSS se necessário.

 

Mudanças

A mudança na cultura de atendimento vai atender também os moradores dos 4.170 municípios brasileiros que não tem agências do INSS. Outras mudanças na forma da prestação de serviço serão realizadas e anunciadas amplamente.

 

*Estagiária sob supervisão de Byanca Guariz

 

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